NÚMEROS RACIONAIS E IRRACIONAIS
São agrupamentos de números que os separam de acordo com suas características mais importantes e, ainda, levando em consideração seu processo de criação.
Observando o diagrama você pode ver que o conjunto dos números Irracionais (IR) não contempla o conjunto dos números Naturais (N), o conjunto dos Inteiros (Z) e o conjunto dos Racionais (Q). O conjunto dos números irracionais (IR) está contido no conjunto dos números Reais (R) e suas particularidades.
O conjunto dos números racionais é composto por todos os números que possam ser escritos na forma de fração, desde que o numerador e o denominador sejam números inteiros e diferentes de zero. Veja exemplos no diagrama a seguir:
Portanto, o Conjunto dos números
Racionais engloba o conjunto dos
naturais, inteiros, os números decimais
finitos e os números decimais infinitos
periódicos como: “1,3333333”... ;
“0,232323...” ; “1,5888...”, chamados
também de dízimas periódicas.
O conjunto dos números irracionais é aquele cujos elementos são números decimais que não podem ser resultado da divisão entre dois números inteiros. essa definição é o oposto da definição de numero racional que é qualquer numero que pode ser escrito na forma de fração. os números irracionais são todos os decimais infinitos não periódicos.
São exemplos de números irracionais: o número do ouro φ = 11,61803398…; o número π = 3,14159265358979…
1,4142135623…; e outros números.
Vídeo aula de como transformar uma dizima periódica em uma fração:
Aula 1:
Nenhum comentário:
Postar um comentário