Multiplicando Negativos
Quando Multiplicamos:
Exemplo | |||
× | dois positivos formam um positivo: | 3 × 2 = 6 | |
× | dois negativos formam um positivo: | (−3) × (−2) = 6 | |
× | um negativo e um positivo formam um negativo: | (−3) × 2 = −6 | |
× | um positivo e um negativo formam um negativo: | 3 × (−2) = −6 |
Sim, dois negativos formam um positivo, e explicaremos o porquê , com exemplos!
Sinais
Vamos falar sobre sinais.
"+" é o sinal positivo, "-" é o sinal negativo.
Quando um número não tem sinal, geralmente significa que é positivo .
E podemos colocar () ao redor dos números para evitar confusão.
As Regras
"Dois sinais iguais formam um sinal positivo,
dois sinais diferentes formam um sinal negativo"
Direção
É tudo uma questão de direção. Lembre da linha numérica?
Bem, aqui temos um bebê dando seus primeiros passos. Ele dá 2 passos de cada vez, e faz isso três vezes, então ele se move 2 passos x 3 = 6 passos para frente:
Agora, o bebê também pode andar para trás (ele é um garotinho esperto). Seu pai o coloca de volta no início e então Steven dá 2 passos para trás, e faz isso três vezes:
Mais uma vez o pai o coloca de volta na largada, mas virado para o outro lado. Steven dá 2 passos à frente (para ele!), mas está indo na direção negativa. Ele faz isso 3 vezes:
De volta ao início novamente, ainda voltado para a direção negativa, ele tenta andar para trás, mais uma vez dando dois passos de cada vez, e ele faz isso três vezes:
Então, ao andar para trás, olhando na direção negativa, ele se move na direção positiva.
Mais exemplos
Tabela de multiplicação
Comece com a tabela de multiplicação (apenas até 4 . 4):× | 1 | 2 | 3 | 4 |
---|---|---|---|---|
1 | 1 | 2 | 3 | 4 |
2 | 2 | 4 | 6 | 8 |
3 | 3 | 6 | 9 | 12 |
4 | 4 | 8 | 12 | 16 |
Agora veja o que acontece quando entramos em negativos !
Vamos voltar do zero:
× | 1 | 2 | 3 | 4 |
---|---|---|---|---|
-4 | -4 | -8 | -12 | -16 |
-3 | -3 | -6 | -9 | -12 |
-2 | -2 | -4 | -6 | -8 |
-1 | -1 | -2 | -3 | -4 |
0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
1 | 1 | 2 | 3 | 4 |
2 | 2 | 4 | 6 | 8 |
3 | 3 | 6 | 9 | 12 |
4 | 4 | 8 | 12 | 16 |
Olhe para a coluna "4": vai -16, -12, -8, -4, 0, 4, 8, 12, 16 . Obtendo 4 maiores de cada vez.
Olhe para aquela mesa novamente, certifique-se de que você está confortável com o funcionamento dela, porque...
... agora vamos mais para a esquerda , passando pelo zero:
× | -4 | -3 | -2 | -1 | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
-4 | 16 | 12 | 8 | 4 | 0 | -4 | -8 | -12 | -16 |
-3 | 12 | 9 | 6 | 3 | 0 | -3 | -6 | -9 | -12 |
-2 | 8 | 6 | 4 | 2 | 0 | -2 | -4 | -6 | -8 |
-1 | 4 | 3 | 2 | 1 | 0 | -1 | -2 | -3 | -4 |
0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
1 | -4 | -3 | -2 | -1 | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
2 | -8 | -6 | -4 | -2 | 0 | 2 | 4 | 6 | 8 |
3 | -12 | -9 | -6 | -3 | 0 | 3 | 6 | 9 | 12 |
4 | -16 | -12 | -8 | -4 | 0 | 4 | 8 | 12 | 16 |
Podemos acompanhar uma linha (ou coluna) e os valores mudam consistentemente:
- Siga a linha "4": vai -16, -12, -8, -4, 0, 4, 8, 12, 16 . Obtendo 4 maiores de cada vez.
- Siga a linha "-4": vai 16, 12, 8, 4, 0, -4, -8, -12, -16 . Ficando 4 menores a cada vez.
- etc...
Então tudo segue um padrão consistente!
Que tal multiplicar 3 ou mais números juntos?
Multiplique dois de cada vez e siga as regras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário